Logo Nardini
Você está em: Página Inicial > Notícias > Hospital Nardini > Nardini participa do Congresso Brasileiro de Psiquiatria
Nardini participa do Congresso Brasileiro de Psiquiatria
Você está em: Página Inicial > Notícias > Hospital Nardini > Nardini participa do Congresso Brasileiro de Psiquiatria Imprimir E-mail RSS
Ter, 22 de Novembro de 2016

Os médicos residentes do segundo ano do programa de Residência Médica em Psiquiatria do município de Mauá, que atendem no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini e na Rede Municipal de Saúde, participaram do XXXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que aconteceu entre 16 e 19 de novembro no Transamérica Expo Center, na Capital.

O trabalho foi produzido pela médica residente Ana Cláudia Veneziani, sob supervisão do coordenador do programa, Dr. Adiel Rios, e avaliou a presença de sintomas depressivos nos cuidadores dos pacientes que eram internados na enfermaria do hospital. Durante o estudo, foi identificada alta prevalência dos sintomas depressivos nos cuidadores de portadores de doenças mentais, o que sinaliza a implantação de futuras medidas preventivas focadas nesta população. Esta foi a primeira vez que o município teve trabalho aprovado no congresso. “Estes dados reforçam a necessidade de qualificar o cuidado não só do paciente internado, mas também de toda sua família. Foi uma experiência enriquecedora. Permaneceremos estimulando a participação dos médicos residentes nestes encontros científicos com foco na reinserção social e qualificação da assistência ao usuário”, comenta o Dr. Adiel Rios. O programa de residência médica em Psiquiatria de Mauá completa o terceiro ano e já desponta como uma das primeiras opções escolhidas por quem presta o processo seletivo via Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo.

NOVA ÁREA - Com capacidade para 20 leitos, sendo 10 femininos e 10 masculinos, a área de Saúde Mental do hospital foi entregue reformada e ampliada em janeiro deste ano e é destinada a pacientes com quadro de dependência química ou transtornos mentais. A unidade é referência para atendimento de pacientes de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A reestruturação, que seguiu as diretrizes da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde e custou R$ 230 mil aos cofres municipais,  oferece aos usuários ambiente acolhedor que possibilita à equipe trabalhar de forma mais aprofundada o conceito de reinserção social dos usuários.

Na unidade, os pacientes são diariamente acompanhados pela equipe multiprofissional composta por psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, além de passarem por atendimentos nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do município. Entre janeiro e outubro deste ano o hospital registrou 4.350 atendimentos no pronto-socorro de Psiquiatria e 460 internações. 


Compartilhe:
Mais...
Comentários (0)
 

Hospital Nardini

Rua Regente Feijó, 166 - Vila Bocaina - Mauá - SP - CEP 09310-640 - VER MAPA

Fone (11) 4547 6999

Logos

Website by: Plyn!